Pular para o conteúdo principal

Brasil deverá ter moeda digital emitida pelo Banco Central

 


O Brasil poderá ter uma moeda digital emitida pelo Banco Central (BC), como uma extensão da moeda física. O BC anunciou, hoje (24), em Brasília, as diretrizes para a criação da moeda no país.


Em nota, a instituição disse que “tem promovido discussões internas e com seus pares internacionais visando ao eventual desenvolvimento” da moeda. Afirmou que a moeda deve “acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira”.


Diretrizes

Entre as diretrizes estão a ênfase na possibilidade de desenvolvimento de modelos inovadores a partir de evoluções tecnológicas, como contratos inteligentes (smart contracts), internet das coisas (IoT) e dinheiro programável; a previsão de uso em pagamentos de varejo; e a capacidade para realizar operações online e eventualmente operações offline.


A distribuição ao público será intermediada por custodiantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), sem remuneração às instituições.


Também deverá ser garantida a “segurança jurídica em suas operações” e a “aderência a todos os princípios e regras de privacidade e segurança determinados, em especial, pela Lei Complementar nº 105, de 2001 (sigilo bancário), e pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”.


De acordo com o Banco Central, a tecnologia de criação da moeda deve “seguir as recomendações internacionais e normas legais sobre prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, inclusive em cumprimento a ordens judiciais para rastrear operações ilícitas”. A moeda também deve permitir pagamentos em outros países.


Cronograma

Na nota, o BC diz ainda que é preciso aprofundar a discussão com o setor privado antes de definir um cronograma de implementação da moeda. “O diálogo com a sociedade permitirá uma análise mais detalhada não apenas de casos de usos que possam se beneficiar da emissão de uma CBDC [sigla em inglês referente a Central Bank Digital Currencies, moedas digitais emitidas pelos bancos centrais], como também das tecnologias mais adequadas para sua implementação”.


Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio agreste Potiguar sedia lançamento de livro sobre a trajetória da desembargadora Zeneide Bezerra

A Câmara de Santo Antônio (salto da onça) foi espaço para o lançamento do livro da Desembargadora Zeneide Bezerra. Intitulado ‘Hei de Vencer: A trajetória vitoriosa da filha de seu Nilo e de Dona Estefânia’, o livro foi lançado nesta desta quinta -feira (18) e contou com a presença do prefeito Raulison Ribeiro , acompanhado da presidente da Câmara Marizethe Costa , vereador pai toco, Dra. Marina Melo - Juíza da Comarca de Santo Antônio.  Erineide Sá - Presidente da FECAM Dra. Fátima, Janaína Rangel - Presidente da OAB da comarca de Goianinha. A menina de origem humilde, que adolescente, ao final de cada dia de estudo, escrevia e dizia  para si mesma “hei de vencer”, venceu na determinação de fazer, na gratidão e na fé. Venceu o preconceito, venceu os obstáculos, venceu todas as vezes que transformou sonhos, seus e de outros, em realidade. 

Repórter: Marcos Pontes conheça Caravana da Solidariedade que transformam vidas Esperança, como uma semente de esperança em tempos difíceis.

Esperança, união e  solidariedade.  O  Repórter da nordeste Tv Marcos Pontes  mostrou como a solidariedade está mudando a vida de milhares de pessoas. São iniciativas que funcionam como uma semente de esperança em tempos difíceis. Através de seu canal YouTube,  A mobilização social beneficia famílias  de todas a região! Potiguar.  A iniciativa, tem o objetivo ajudar construir casas  arrecadando doações de alimentos e conta com o apoio de doadores, colaboradores, voluntários e parceiros e a sociedade em geral.

COMUNICADOR Alex Tonelada surge entre nomes fortes para concorrer à Câmara nas eleições de 2024 em Passa e Fica

A menos de dois anos do pleito, que acontece em outubro de 2024, potenciais pré-candidatos  começam a ser cogitados para a disputa.   Por ser um nome leve e um homem carismático, o Comunicar Alex Tonelada   não apresenta rejeição por parte de lideranças políticas, nem dos eleitores de Passa e Fica.  Alex Tonelada desenvolve um trabalho voltado para os mais necessitados, e leva acessibilidade com um travo social de doação de cadeiras , moletas, junto a parceria solidária,  além de trabalhar fazendo pontes entre a sociedade e o poder público, ouvindo e levando demandas dos anseios da população,  em pesquisa popular esta entre os 3 mais citados Para ocupar um cadeira na Câmara de Vereadores em 2024, vamos acompanhar e sempre informar o andamento desta trajetória.